Reviver o passado de forma historicamente fiel a como viviam os vikings é o objetivo central dos grupos de recriacionismo histórico viking (Viking Reenactment). 

Através de muitos estudos baseados principalmente em arqueologia, história e arte os grupos aplicam em cada detalhe de suas roupas e atividades, história viva e palpável. 

Grupos

Dentre os grupos é possível encontrar das mais diversas atividades cotidianas do povos nórdicos durante a era viking.

Desde culinária, marcenaria, tecelagem a lutas corporais e com armas, sempre buscando ser o mais próximo ao histórico possível, das costuras das roupas aos processos de forja.

Cada grupo possui suas particularidades e no Brasil o movimento ganha cada vez mais espaço e adeptos. 

conheça um pouco dos grupos do Brasil e onde acha-los. 

Uma classe que está sempre presente em tudo que é feito e que uma das que mais nos permite ter contato com o passado são  os artesãos. 

Através deles, antigos ofícios são mantidos, repassados, seus produtos recriados e a história mantida, vestida, experimentada e aplicada. São talentos que em tempos de informatização, fazem das mãos suas ferramentas e produzem as mais belas e ou úteis peças. Roupas, calçados, acessórios, armamentos, brinquedos e até móveis, conheça alguns dos artesãos que trabalham com a cultura viking e medieval no Brasil.

artesãos
Eventos

Uma boa forma de conhecer os grupos de reenactment, é participando das atividades e exibições que fazem em eventos, geralmente de temática medieval. 

Além dos eventos do tipo feira medieval, existem eventos que buscam uma maior imersão na história, que promovem o recriacionismo e buscam transformar os participantes em parte de um cenário a ser explorado e vivido.